domingo, abril 27, 2014

sigilo profissional – vai guardar segredos

sigilo profissional – vai guardar segredos

Nos últimos anos têm surgido alguns serviços interessantes que tentam agregar e compilar dados de saúde. Ao serviço do google/health juntou-se recentemente o sapo/saude, são serviços em tudo semelhantes e mais uma vez temos ficamos com a noção que o portal sapo desapareceu limitando-se a importar modelos que considera interessantes. Ao serviço pioneiro inicial pouca inovação acrescentou, pessoalmente acho que têm obrigação de criar novas soluções. Estes serviços têm como objectivo organizar os dados clínicos dos utilizadores para que eles tenham maior domínio sobre diversas variáveis que irão influenciar a sua saúde. Num exercício futurista já estou a imaginar uma barra que à medida que os dados forem introduzidos o utilizador verá uma estimativa da sua esperança de vida, será fantástico, as pessoas a interpretarem e a lutarem por estilos de vida saudável… os fracos vão desistir. Vamos ficar todos mais saudáveis.

Estes serviços têm passado ao lado da discussão sobre protecção de dados e sigilo profissional ao contrário do street view do Google.

Será que os utilizadores estão muito preocupados em manter os seus dados clínicos protegidos? Eu acho que não, ao longo do último ano consultei por e-mail mais de 2500 utilizadores e adivinhem só um utilizador me pediu reais garantias de sigilo (1 por cada 2500). Esta questão para mim é mais uma cápsula de chumbo que tenta cobrir os comandos. O futuro destas plataformas passará por maior interacção com os serviços de saúde que para já estão a dormir… demorei cerca de 20 minutos a escrever este post, durante a minha habitual viagem de comboio houve mais 4 utilizadores que me contactaram, mais 4 comandos que rebentaram com a cápsula de chumbo… parabéns.
Share This