fezes pretas ou melenas
Avaliação: / 14
FracoBom 
Escrito por carlos edgar   
Terça, 03 Julho 2012 16:39

As fezes normais devem ser castanhas e moldadas, o aspecto das fezes pode variar de acordo com os nossos hábitos de vida (alimentação e hidratação), algumas doenças, problemas anais, medicamentos, entre outros.

A presença de sangue nas fezes é um sinal de alarme que deve sempre requerer vigilância médica. As fezes podem ter sangue vivo, normalmente ligado a hemorragias digestivas baixas, como hemorroidas, fissuras anais, pólipos intestinais ou proctites, ou ter sangue escuro, as fezes ganham um aspecto de borra de café que está ligado a hemorragias digestivas altas ou suplementos de ferro (tratamento de anemias), como úlceras gastroduodenais (causa mais comum), tumores de estômago, pólipos no intestino, varizes no esófago, alguns medicamentos (anticoagulantes e anti-inflamatórios), entre outras.

Como sei se as fezes têm sangue?

Para saber se as fezes têm sangue deve regá-las com água oxigenada, se as fezes ferverem é sinal que têm sangue, deve falar com o seu médico mesmo que não fervam.

As fezes podem ser escuras ou mesmo pretas, secas e sair às bolas, são os chamados fecalomas, que são fezes caracteristicas dos idosos e de pessoas com obstipação ou prisão de ventre crónica, as fezes nestas pessoas ficam muito tempo no intestino grosso dando-se uma absorção excessiva de água ganhando este aspecto. Para ultrapassar este problema devemos melhorar a obstipação, promover a saída das fezes com clister, supositórios ou mesmo com ajuda do dedo.

Fontes bibliográficas

"Saude 24 horas" - Carlos Edgar

 "O Que Perguntamos Sobre a Saúde" - Carlos Edgar

Actualizado em Sábado, 04 Janeiro 2014 20:00
 
webmasters@carlosedgar.com carlosedgar copryrights 2010 - 2014