diarreia
Avaliação: / 4
FracoBom 
Escrito por carlos edgar   
Terça, 21 Agosto 2012 13:48

O que é uma diarreia?

A diarreia é uma doença que se caracteriza pelo aumento súbito da frequência das fezes acompanhada de uma diminuição da sua consistência, as fezes ficam mais moles ou líquidas.

Quais os sintomas de uma diarreia?

Os principais sintomas da diarreia são as fezes líquidas ou moles e aumento do número de dejeções. Como a desidratação é a principal consequência da diarreia devemos também estar atentos aos seguintes sintomas: olhos encovados, pele seca, boca seca e nas crianças - fralda seca por mais de três horas, seis horas sem urinar, fraqueza, choro fraco, temperatura superior a 38ºC, sonolência, irritabilidade e indisposição para brincar. Estes sintomas são indicação para recorrer aos serviços de saúde.

Quais são as causas de uma diarreia?

As causas mais comuns são as infeções por vírus (gastroenterite, rotavírus), bactérias, parasitas, intoxicação alimentar, alergia a algum alimento, reações a medicamentos (antibióticos), entre outras.

O que uma gastroenterite?

Uma gastroenterite é uma infeção que atinge o tubo digestivo com especial incidência no estômago.

Como posso tratar uma diarreia?

Para tratar a diarreia pode: fazer uma infusão de chá preto com açúcar, evitar os laticínios e as gorduras, descascar uma maça e deixá-la oxidar antes de a comer e beber bebidas com cafeína, fazer soluções de hidratação ou adquirir na farmácia sais de reidratação. Como fazer soluções de hidratação:

1) 1 litro de água juntar uma colher de açúcar, uma colher de sal e sumo de laranja ou limão;

2) 1 litro de água, 500 g de cenoura fresca, ½ colher de chá de sal de cozinha - ferver durante 1 hora, esmagar a cenoura e juntar água fervida até perfazer o volume inicial;

3) uma colher de chá de sal e quatro colheres de chá de açúcar em 1 litro de água.

Não tome medicamentos sem indicação de um profissional de saúde.

Quais as principais consequências da diarreia?

As principais consequências da diarreia são a desidratação e o desequilíbrio de sais minerais no organismo.

Estou com diarreia, que alimentos devo comer? E quais devo evitar?

Se está com diarreia deve comer os seguintes alimentos: cereais integrais, purés de arroz, cenoura, legumes cozidos, gelatina, fruta (banana, maçã, figo, marmelo, uva e pera), chá preto, água, grelhados e caldo de arroz. Os alimentos desaconselhados são: gorduras, leite e seus derivados, manteiga, chocolate, legumes crus, laranja, ameixa, frituras, refogados e refeições pré-feitas.

O meu bebé mama leite materno está com diarreia, que dieta devo fazer?

Nesta situação deve manter o leite materno, não dar alimentos sólidos, fazer uma pausa de 4 horas e dar soro oral de reidratação ou água com açúcar depois de cada dejeção - 20 ml. Se mantiver a diarreia após as 4 horas deve recorrer aos serviços de saúde.

O meu bebé está com diarreia, que papa posso dar?

Se o seu bebé está com diarreia a melhor opção é a papa de arroz, lembre-se que se apresentar sinais de desidratação (olhos encovados ou fundos, pele seca, boca seca, fralda seca por mais de três horas, seis horas sem urinar, fraqueza, choro fraco, temperatura superior a 38ºC, sonolência e irritabilidade e indisposição para brincar) deve recorrer aos serviços de saúde, não falte com os líquidos.

Em que situações uma pessoa com diarreia deve recorrer ao hospital? E um bebé?

As grávidas, os bebés até aos 3 anos, os idosos e os diabéticos devem recorrer aos serviços de saúde sempre que tiverem diarreia, especialmente se for acompanhada de temperatura elevada (+38ºC).

Alguns sinais de alerta nas crianças: olhos encovados ou fundos, pele seca, boca seca, língua seca, fralda seca por mais de três horas, seis horas sem urinar, fraqueza, choro fraco, temperatura superior a 38ºC, diarreia com sangue ou pus, sonolência, fontanelas deprimidas (moleirinha), distensão abdominal, perda de peso, irritabilidade e indisposição para brincar.

Sou diabético e estou com uma diarreia, que dieta devo fazer?

Alguns alimentos que o diabético pode comer: caldo de arroz ou batata, puré de cenoura ou abóbora, muitos líquidos, carne e peixe grelhados, torradas, pão integral, infusões de camomila e bebidas com cafeína. Alguns alimentos que deve evitar: leite e seus derivados, legumes e verduras cruas, fritos, gorduras e manteiga.

Fontes bibliográficas

"Saude 24 horas" - Carlos Edgar

 "O Que Perguntamos Sobre a Saúde" - Carlos Edgar

Actualizado em Sábado, 04 Janeiro 2014 19:54
 
webmasters@carlosedgar.com carlosedgar copryrights 2010 - 2014