febre
Avaliação: / 2
FracoBom 
Escrito por carlos edgar   
Quinta, 13 Setembro 2012 16:35

Qual é a temperatura normal do organismo? Como devo medir a temperatura?

A temperatura ideal do corpo varia de pessoa para pessoa e em média situa-se entre os 36,0ºC e os 37,5ºC. A temperatura corporal é mais baixa de manhã e mais elevada ao fim do dia. Quando a temperatura está abaixo de 35ºC, a pessoa está em hipotermia, se a temperatura estiver abaixo de 32ºC a pessoa corre risco de morte. A temperatura pode ser medida no reto, na axila ou virilha e na boca. Temos febre quando a temperatura retal for superior a 38ºC, quando a temperatura na axila ou virilha seja superior a 37ºC ou quando a temperatura na boca for superior a 37,5ºC.

Para que serve a febre?

O nosso organismo usa o aumento de temperatura como defesa em caso de infeções tornando o meio menos favorável à presença de microrganismos.

O que é ter febre? Quando devemos dar medicamentos para a febre?

Ter febre é ter uma temperatura corporal superior a 38ºC, considera-se que até aos 38,5ºC é uma situação sub-febril e acima dos 38,5ºC é febril. Devemos dar antipiréticos quando a temperatura é superior a 38ºC, os medicamentos para baixar a febre devem ser acompanhados de maior hidratação, menos agasalhos e vigilância da temperatura de 4 em 4 horas (avaliar com outro termómetro).

Que medidas devemos tomar quando um criança tem febre?

Quando uma criança tem febre (temperatura superior a 38ºC) devemos aliviar a roupa, dar mais líquidos, avaliar a temperatura de 4 em 4 horas e administrar paracetamol ou ibuprofeno. Deve recorrer aos serviços de saúde se a criança tiver menos de 3 meses, a febre subsistir mais de 3 dias, apresentar sinais de desidratação, estiver prostrada ou com convulsões.

Uma criança com a temperatura de 37ºC está com febre?

Não, a temperatura considerada normal situa-se entre os 36ºC e os 37,5ºC.

É normal ter febre após fazer uma vacina?

Sim, a febre é um dos efeitos secundários mais comuns das vacinas.

A febre pode causar convulsões?

Sim, a temperatura elevada pode ser a causa de convulsões. Uma convulsão caracteriza-se por perda da memória, contrações musculares, cerramento dos dentes, produção de saliva e tremores descoordenados. Durante uma convulsão febril devemos afastar a pessoa de todos os objetos e colocá-la em posição lateral.

O que é febre num idoso?

Um idoso tem febre quando a sua temperatura é superior a 37,5ºC, num idoso a febre é considerada com uma temperatura mais baixa.

Fui picado por uma carraça, será que tenho febre da carraça?

Não, o facto de ser picado por uma carraça não quer dizer que terá a febre da carraça. Nestas situações devemos retirar a carraça, com auxílio de uma compressa embebida em éter, azeite ou vaselina e vigiar a nossa temperatura durante 15 dias, se tivermos febre devemos recorrer aos serviços de saúde. Alguns sintomas da febre da carraça: febre alta, dores de cabeça, dores musculares e manchas rosadas em torno do pulso e do tornozelo, tronco, face, pescoço e palmas das mãos.

Fontes bibliográficas

"Saude 24 horas" - Carlos Edgar

 "O Que Perguntamos Sobre a Saúde" - Carlos Edgar

Actualizado em Segunda, 02 Setembro 2013 08:16
 
webmasters@carlosedgar.com carlosedgar copryrights 2010 - 2014