Comecei a cartela atrasada 1 dia, posso engravidar? - Carlos Edgar

26/01/2024

Comecei a cartela atrasada 1 dia, posso engravidar?

Sim tem chances... a pílula só garante protecção contra a gravidez indesejada se a tomar como é recomendado, não tiver esquecimentos, não atrasar mais de 12 horas a toma do comprimido, se não tiver vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e se não usar medicamentos que interfiram...

Tomar como é recomendado


A posologia recomendada é a toma de um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem inscrita na cartela. Depois da cartela pode estar indicada pausa de descanso ou o inicio de uma nova cartela sem pausar.

Esquecimentos


Os esquecimentos alteram a protecção do anticoncecional, ao esquecer tem riscos de gravidez, regra geral precisa de 7 dias (a pílula qlaira® que tem um esquema próprio) de anticoncecional, após esquecer, para repor a protecção.

Atrasar mais de 12 horas


O anticoncecional deve ser tomado sensivelmente à mesma hora, pode no entanto variar a hora, mas se atrasar mais de 12 horas é como se tivesse um esquecimento, a pílula pode deixar de proteger e ter riscos de gravidez.

Vómitos e diarreia


Se tiver vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido tem riscos de gravidez, neste caso deve repor o comprimido perdido, usando um com a mesma dosagem de outra cartela.

Outros medicamentos


Alguns medicamentos podem interferir com a eficácia da pílula, os medicamentos descritos são a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).

Excluindo estas situações vai estar protegida. Ao tomar a pílula a protecção vai se estender na pausa entre as cartelas e no inicio destas... mas e se atrasar o inicio da cartela? Um dia apenas?

Comecei a cartela atrasada 1 dia, posso engravidar?


Sim pode, tem riscos... ao atrasar 1 dia o inicio da cartela deixamos de estar protegidos, somente após 7 ou 9 (pílula qlaira®) dias seguidos de pílula voltamos a estar protegidos... espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊