9 truques para retirar o açúcar de sua dieta - Carlos Edgar

09/12/2023

9 truques para retirar o açúcar de sua dieta

Ai o açúcar, o açúcar... o açúcar é chamado da nova epidemia do século XXI, o seu grande consumo, a aparente dependência que nos causa e os problemas de saúde associados ao seu consumo fizeram os autoridades de saúde iniciar o alerta. Por todo o lado já se notam sinais de combate ao consumo de excesso de açúcar, como taxar os refrigerantes, obrigar as empresas a rotular melhor os seus produtos e diminuir o teor de açúcar nalguns alimentos.

Mas será que os alimentos têm todos açúcar, mesmo os que se dizem com 0% de açúcar?

Ao ler os rótulos, mesmo os que dizem ter 0% de açúcar, pode tentar descobrir alguns destes termos, que revelam o seu açúcar: glicose, glucose, sacarose, frutose, maltose, lactose, dextrose, maltodextrinas, xarope de milho, xarope de açúcar, xarope de agave, xarope de arroz, açúcar invertido, açúcar mascavado, melaço, mel ou açúcar de cana.

Ao passar a ter essa atenção com os rótulos vai descobrir que muitos dos produtos de compramos têm açúcar.

Mas vou deixar de comer coisas açucaradas?

Sim, deve evitar os alimentos processados com elevado teor de açúcar, como rebuçados, pastelaria, doces, gelados, bolachas, bebidas refrigerantes, sobremesas, cereais de pequeno-almoço, chocolates, fruta cristalizada, compotas, doces, marmeladas, iogurtes, bebidas de soja, bebidas de arroz, entre outros.

Para o nosso corpo este açúcar não é importante, como falei no post sobre a quantidade de açúcar que devemos ingerir por dia (Que quantidade de açúcar devemos consumir diariamente?) o açúcar é importante para o funcionamento do nosso corpo, mas o açúcar dos alimentos como fruta, leite, arroz, batata, massa, é suficiente.

Como sei que resistir às tentações doces é complicado acabei escrevendo este post para lhe ajudar a diminuir ou mesmo banir o açúcar de sua dieta. Estes truque podem ser uma ajuda nalguns planos alimentares para emagrecer.

9 truques para retirar o açúcar de sua dieta

1) faça refeições pequenas ao longo do dia para evitar longos períodos de fome, após os quais o apetite por alimentos doces é maior;

2) beba água regularmente, o consumo de água regular ao longo do dia aumenta nossa saciedade e controla a nossa sensação de fome;

3) use a canela nas infusões e chás;

4) não faça compras com fome, para evitar a compra dos produtos referidos;

5) exclua os alimentos refinados da sua dieta;

6) leia os rótulos dos produtos que vai comprar para identificar açúcar escondido;

7) faça exercício regularmente, para aumentar os nossos níveis de bem estar;

8) prefira alimentos mais naturais e saudáveis, como fruta, legumes e cereais integrais;

9) use a fruta para compensar essa necessidade enorme de doces.
9 truques para retirar o açúcar de sua dieta

Agora que já leu os truques que sugiro, basta os colocar em prática, eu vou fazer o mesmo....