Griponal® e a pílula anticoncecional - Carlos Edgar

02/01/2024

Griponal® e a pílula anticoncecional

O griponal® é um medicamento indicado no tratamento e alívio dos sintomas da gripe e constipações (resfriados), como as dores, corrimento nasal, espirros e a febre.

A composição do griponal®

O griponal® tem na sua composição cerca de 4 mg de maleato de clorofenamina e 500 mg de paracetamol, os outros excipientes presentes em cada comprimido são ácido cítrico anidro, bicarbonato de sódio, carbonato de sódio anidro, sacarina sódica, polividona e docusato de sódio

Como tomar o griponal®

A dose habitualmente recomendada, para os adultos, é de 1 comprimido de 8 em 8 horas (3 vezes ao dia). Nas crianças com mais de 12 anos a dose recomendada é metade da do adulto.

Para tomar o griponal® deve dissolver o comprimido em meio copo de água. Não deve fazer mais de 4 comprimidos por dia e se os sintomas persistirem após 3 dias de tratamento deve falar com seu médico.

Griponal® e outros medicamentos

O griponal® pode sofrer interferência de alguns medicamentos, como:
  • antidepressivos (inibidores da monoaminoxidase, antidepressivos tricíclicos e fenotiazidas);
  • depressores do sistema nervoso central (álcool, barbitúricos, hipnóticos, analgésicos narcóticos, sedativos e tranquilizantes);
  • opiáceos;
  • anticonvulsivantes;
  • anticolinérgicos.
E com a pílula, o griponal® interfere?

Griponal® e a pílula anticoncecional

O griponal® pode ser tomado pela mulher que usa a pílula anticoncecional, pois não interfere com a sua eficácia.

A pílula pode realmente sofrer interferências com alguns medicamentos, como a doxiciclina, cefodizima, cefuroxima (antibióticos), erva de São João ou hipericão (antidepressivos), modafinil (sono), ciclosporina, fenobarbital, carbamazepina, fenitoína (antiepiléticos), griseofulvina, anastrozol (tumores), amoxicilina e ampicilina (penicilinas).

Mas com o griponal® não sofre alterações. As melhoras... 

Fontes bibliográficas
infarmed.pt