Para que serve a pílula do dia seguinte? - Carlos Edgar

15/01/2024

Para que serve a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um anticoncepcional ou contraceptivo de emergência indicado na prevenção da gravidez. O seu nome, dia seguinte ou de emergência, traduz o seu carácter de solução após falha do seu anticoncepcional ou após a relação de risco sem proteção. Como é uma solução de risco a mulher deve ter presente que deve sempre se proteger com um anticoncepcional para evitar riscos de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis.
Para que serve a pílula do dia seguinte

Para que serve a pílula do dia seguinte?


Resumindo podemos dizer que a pílula do dia seguinte serve para prevenir a gravidez, quando nosso método anticoncepcional falha, por exemplo após um esquecimento, atraso + 12 horas, uso de algum medicamento que interfira ou algum vômito ou diarreia, rompimento do preservativo, ou quando temos uma relação de risco sem proteção. É importante lembrar que a pílula do dia seguinte não previne das doenças sexualmente transmissíveis, por isso é muito importante se proteger com um anticoncepcional barreira, camisinha...
Para que serve a pílula do dia seguinte

Deve também se lembrar que tem ao seu dispor dois tipos de pílula do dia seguinte, uma que deve ser feita até 72 horas (levonorgestrel) ou até aos 5 dias (acetato de ulipristal), ambas as pílulas devem ser feito o mais precocemente possível, apesar de serem eficazes, estudos revelam algumas vantagens e desvantagens e é importante ter presente que em determinadas situações devemos escolher um ou outra.

Que pílula do dia seguinte devo escolher durante o período fertil? E na amamentação? Posso usar mais que uma durante um mês? E se for obesa qual devo usar?
Para que serve a pílula do dia seguinte

Ora ai estão algumas perguntas comuns sobre a pílula do dia seguinte, na realidade se está no período fertil ou for obesa deve pensar na pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal, uma pílula mais cara, mas mais eficaz nestas situações.

Se estiver amamentando e precisar de usar mais que uma deve optar pela pílula do dia seguinte com levonorgestrel, uma pílula mais barata e de fácil acesso.

Estas são algumas diferenças que pode encontrar, agora que já sabe para que serve a pílula do dia seguinte não se esqueça de comentar e partilhar este post... agradeço imenso se o fizer... 😊
Para que serve a pílula do dia seguinte