Sarampo - Os sintomas iniciais, e como prevenir nas crianças? - Carlos Edgar

23/01/2024

Sarampo - Os sintomas iniciais, e como prevenir nas crianças?

O sarampo é uma infeção viral muito contagiosa, que se julgava extinta nalguns países europeus, mas com as vagas de emigração e refugiados, voltaram a surgir grandes surtos de sarampo, o que veio confirmar a necessidade de manter a vacinação em dia.

O contagio do sarampo ocorre de pessoa para pessoa através das gotículas ou aerossóis (saliva), expelidos pela tosse ou espirros. O vírus responsável pelo sarampo é o Morbillivirus. O Morbillivirus não consegue sobreviver fora da pessoa, razão pela qual o contagio apenas acontece pelas secreções da garganta e nariz.
Sarampo

O fácil contagio, deve-se também ao facto de a pessoa doente iniciar o contagio a terceiros, após 2 a 4 dias de ser contaminada, antes mesmo de ter sintomas. A fase de contagio estende-se até ao desaparecimento dos sintomas (erupções na pele).

Uma pessoa com o vírus do sarampo é contagiosa entre 2 e 4 dias antes que a erupção apareça e continua a sê-lo até ao seu desaparecimento.

Sintomas do sarampo


O período de incubação do vírus do sarampo pode durar 8 a 13 dias, os sintomas mais comuns do sarampo são a febre, manchas avermelhadas na pele, ligeira coceira, congestão nasal, irritação da garganta, tosse seca, vermelhidão do olhos, dores musculares e manchas brancas da boca (manchas de Koplik).

O sarampo é normalmente uma doença benigna, acabando por passar, após 2 a 3 semanas. Em situações mais raras pode ser causador de algumas complicações como a encefalite, pneumonias, otites, diminuição das plaquetas, entre outras.

Prevenção do sarampo


A prevenção do sarampo consegue-se através da vacinação, a vacina do sarampo está indicada na infância, aos 12 meses e aos 5 anos (Plano de Vacinação português - pode variar de país para país).
Prevenção do sarampo

Tratamento do sarampo


O tratamento desta doença viral benigna acaba por ser apenas de suporte para aliviar o desconforto dos sintomas, como uso de paracetamol para diminuir a febre e dores musculares, loção para alivio da coceira, repouso e maior hidratação.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que tem comum responsável o vírus Morbillivirus, o vírus Morbillivirus transmite-se através das gotículas ou contato direto das secreções do nariz ou garganta de uma pessoa infetada com o vírus.

O perigo do sarampo é ser altamente contagioso, através de pequenas partículas e a pessoa com o vírus contagiar antes de surgirem alguns sintomas, 2 a 4 dias. Estas duas características tornam o sarampo um perigo para a saúde publica.

Sintomas iniciais do sarampo


Os sintomas iniciais do sarampo podem ser febre, congestão nasal, garganta irritada, tosse seca, vermelhidão dos olhos, placas vermelhas na pele e manchas brancas na boca (manchas de Koplik) - 2 a 4 dias depois dos primeiros sintomas.

Gostaria ainda de lembrar que é possível prevenir o sarampo, evitando contacto com pessoas com sarampo, lembrando que a pessoa pode contagiar antes do aparecimento de alguns sintomas e até ao seu desaparecimento, e através da vacinação - vacina do sarampo.


Com os mais recentes alertas na Europa sobre o aumento de casos de sarampo, ficamos todos preocupados com os riscos que os nossos filhos estão correndo... em primeiro queria só referir que as autoridades de saúde europeias associam estes casos com:

  • a vaga de refugiados/ emigrantes que a Europa vem recebendo
  • a diminuição das taxas de vacinação nalguns países (desvalorizou-se o sarampo por se pensar que já estaria erradicado)
  • moda anti vacinação que alguns pais defendem - recusar a vacinação dos nossos filhos
Como prevenir o sarampo nas crianças

Se por um lado a Europa não consegue conter a vaga de emigração, em relação às taxas de vacinação e à moda anti vacinação podemos todos colaborar para que não ocorram casos de sarampo nos nossos filhos.

Muito importante: a vacinação do sarampo torna-se especialmente importante pois um taxa de cobertura elevada não garante proteção para uma criança que não tenha sido vacinada.

Então estamos todos super preocupados com o risco que as nossas crianças correm no ambiente escolar onde facilmente se propaga o vírus do sarampo (contagio do sarampo ocorre de pessoa para pessoa através das gotículas ou aerossóis (saliva), expelidos pela tosse ou espirros).

Como prevenir o sarampo nas crianças


Vacinação contra o sarampo


A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é através da vacinação, a vacina do sarampo está disponível no plano nacional de vacinação dos nossos países, estando indicada a sua administração entre os 12 e os 15 meses e entre os 5 e os 6 anos, basta duas vacinas para proteger a criança.
Vacinação contra o sarampo

Muito importante: em estudo está a mudança destas datas (antecipação para garantir proteção mais cedo).