Tomei a pílula do dia seguinte e sangrei - Carlos Edgar

16/01/2024

Tomei a pílula do dia seguinte e sangrei

O casal que quer viver sua sexualidade de forma segura e despreocupada deve usar um método anticoncecional, para evitar uma gravidez indesejada e prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, sim não tenho falado nas DST's, mas a única forma de as evitar é usar preservativo... mas posso usar somente a pílula do dia seguinte? Afinal é um anticoncecional de emergência!


Como temos falado a pílula do dia seguinte é uma solução de recurso que devemos usar quando o nosso método anticoncecional falha, por exemplo quando o preservativo rompe... se vai usar a pílula do dia seguinte deve manter o uso do seu anticoncecional e seguir o esquema posológico recomendado, que é:
A pílula do dia seguinte pode ser usada 3 a 5 dias após a relação, ou seja até 72 horas (pílulas com levonorgestrel) ou até 120 horas (pílulas com acetato de ulipristal). Apesar desta indicação devo alertar que deve tomar nas primeiras 24 horas após a relação de risco, pois sua eficácia é maior...

A pílula do dia seguinte pode, no entanto, ver sua eficácia diminuída, se usar alguns medicamentos que interfiram, se tiver diarreia ou vômitos nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, se tiver no período fértil (as pílulas com levonorgestrel têm menor eficácia nesta fase) ou simplesmente se atrasar a tomar (tomar + 24 horas depois da relação) ou não cumprir a posologia recomendada (por exemplo no caso das pílulas com levonorgestrel com dois comprimidos - toma dos dois com intervalo de até 12 horas).

E depois de tomar a pílula do dia seguinte, como temos a certeza que fez efeito?


Muitas mulheres, após usar a pílula do dia seguinte, ficam esperando por algum efeito colateral, mas na realidade nem sempre surgem, pois o seu aparecimento é raro... e até sinal que seu corpo aceitou bem... os efeitos mais comuns que pode notar são os escapes, falta da menstruação, tensão mamaria, barriga inchada ou mesmo náuseas... mas se lembre não precisa notar algum destes efeitos para provar que a pílula fez efeito. Posso então sangrar?


Tomei a pílula do dia seguinte e sangrei


Sim pode sangrar após a toma da pílula do dia seguinte, apesar dos estudos revelaram que na maioria das vezes não altera nosso ciclo, a realidade é bem diferente e muitas mulheres passam aqui no blog preocupadas com alterações... se tomou a pílula do dia seguinte e notou sangramento, deve aguardar e se proteger... se sangrar por muitos dias ou tiver grandes perdas - fluxos grande deve procurar seu médico... espero ter ajudado... obrigado por continuar lendo os posts... 😊