Doença celíaca - Sintomas da doença celíaca - Carlos Edgar

02/02/2024

Doença celíaca - Sintomas da doença celíaca

A doença celíaca é uma doença auto-imune que se caracteriza pela sensibilidade permanente ao glúten. É uma doença que ocorra em pessoas com predisposição genética, sendo mais comum no sexo feminino (proporção de 3 mulheres para 1 homem).
Doença celíaca

A pessoa celíaca acaba por ter menor capacidade de absorção dos nutrientes, pois o glúten gera uma reação no seu intestino (o intestino fica com suas mucosas inflamadas).

O glúten


O glúten é um conjunto de proteínas vegetais que interferem na capacidade de nosso intestino absorver água e facilitam a digestão de alguns cereais. O glúten está presente nalguns cereais e produtos derivados destes como o trigo, aveia, cevada e centeio.

Como sei se sou celíaco? Sintomas da doença celíaca


Muitas vezes a doença celíaca manifesta-se de forma prematura, durante a infância e adolescência, o que deixa os pais ainda mais preocupados, a verdade é que a "simples" restrição do glúten da alimentação permitirá à criança/ jovem ter uma vida sem limitações e complicações associadas à doença celíaca. Sintomas da doença celíaca: diarreia ou fezes moles, prisão de ventre, desconforto abdominal, abdomen distendido, vómitos, falta de apetite, perda de peso (fraco aumento de peso), atraso no crescimento e irritabilidade.

Para além destes sintomas o doente celíaco pode revelar valores baixos de alguns nutrientes como ferro, ácido fólico, cálcio e vitaminas lipossolúveis.

Tratamento da doença celíaca


O tratamento da doença celíaca consiste em fazer uma dieta isenta de glúten. A ausência do glúten na dieta deve ser feita durante toda a vida da pessoa. Os estudos associam a doença celíaca a maior riscos de doenças auto-imunes, infertilidade, alterações neurológicas ou psiquiátrica, tumores, entre outros. Apesar de ser difícil é importante cumprir a dieta isenta de glúten.

Resumo: A celiaquia consiste na intolerância ao glúten (proteína que se encontra no trigo, centeio, cevada e avelã). Esta doença é hereditária, podendo surgir pela introdução precoce, na alimentação do bebé, dos cereais e leite de vaca.

Os primeiros sintomas surgem na infância e são: diarreia (fezes com espuma), mal-estar ou abdómen distendido, fadiga, aftas, depressão e mal-estar geral. A supressão do glúten da dieta é suficiente para o pessoa melhorar.

Alimentos a evitar: glúten, farinhas, produtos lácteos, enchidos e cerveja. Alimentos permitidos: arroz (melhor cereal), milho, leguminosas, batata, tapioca, verduras e fruta.


Nos últimos anos a doença celíaca tem ganho maior destaque devido ao aumento de casos de doentes celíacos, que sofrem de celiquia, uma doença auto-imune que se caracteriza pela sensibilidade permanente ao glúten. Os doentes celíacos tem menor capacidade de absorção dos nutrientes, o que leva a mucosa do intestino a reagir à glúten, inflamando. Desta forma a pessoa passa a ter menor capacidade de absorção de alguns nutrientes.

Sintomas da doença celíaca


A doença celíaca pode manifestar-se ainda na infância, o principal tratamento consiste numa dieta com restrição do glúten. Descubra alguns sintomas da doença celíaca:

Sintomas da doença celíaca
  • diarreia ou fezes moles
  • prisão de ventre
  • desconforto abdominal
  • abdomen distendido
  • vómitos
  • falta de apetite
  • perda de peso
  • atraso no crescimento
  • irritabilidade
  • valores baixos de alguns nutrientes (ferro, ácido fólico, cálcio e vitaminas lipossolúveis)
  • anemia