Tomar a pílula nas mudanças de fuso horário (hora) - Carlos Edgar

05/11/2023

Tomar a pílula nas mudanças de fuso horário (hora)

Vai viajar? Tem receio que a mudança de hora do novo país altere a protecção da sua pílula? Não pode deixar de ler este post...

Vou iniciar este post ensinando como devemos tomar a pílula, para estarmos protegidos da gravidez e evitar riscos de notar efeitos adversos ou colaterais.

Tomar a pílula

pílula deve ser tomada, sensivelmente no mesmo horário, com um pouco de água, seguindo a indicação inscrita na cartela ou sugerida pelo nosso médico. A mulher deve assim seguir tomando a pílula respeitando o dia da semana inscrito, para evitar esquecer e continuar protegida. Como neste exemplo:
  • hoje é sábado, a pílula que vai tomar deve ser a correspondente (sábado), para ter a certeza que tomou a pílula e estar protegida

E se for viajar? Deve manter a pílula no horário habitual? Ou faço a mudança de hora para o fuso horário do novo país?

Tomar a pílula nas mudanças de fuso horário

Ao viajar para um país com um fuso horário diferente pode manter a toma da sua pílula no mesmo horário, se isso não implicar a mudança da hora superior a 12 horas, de um dia para o outro.

O que quer dizer que se viajar para um país que tenha uma mudança da hora de 1 ou 2 horas podem manter a sua pílula na hora habitual sem riscos de perder o seu efeito, confira os exemplos que recolhi.
Tomar a pílula nas mudanças de fuso horário (hora)

Exemplos de mudanças de fuso horário

Vai viajar do rio para Lisboa ou Paris? Ou de São Paulo para Tóquio ou Nova Déli? Já sei de Brasília para Moscovo?

Tomar a pílula após uma viagem do Rio para Lisboa (mudança de fuso horário de 4 horas)

Neste tipo de viagem a mudança é de 4 horas, como é menor que 12 horas podem manter a toma da sua pílula na mesma hora que fazia no Brasil, ou seja se no Brasil tomava às 20 horas podem manter esse mesmo horário em Lisboa.
Tomar a pílula nas mudanças de fuso horário (hora)

Tomar a pílula após uma viagem do Rio para Paris (mudança de fuso horário de 5 horas)

Neste tipo de viagem a mudança é de 5 horas, como é menor que 12 horas podem manter a toma da sua pílula na mesma hora que fazia no Brasil, ou seja se no Brasil tomava às 20 horas podem manter esse mesmo horário em Paris.

Tomar a pílula após uma viagem de São Paulo para Tóquio (mudança de fuso horário de 12 horas)

Nesta viagem a diferença do fuso horário é de 12 horas e neste caso deve mesmo ter alguns cuidados, para evitar ter riscos e ficar desprotegida, se tomava no Brasil às 20 horas, nos últimos dias, antes da viagem, pode mudar a sua hora e passa a tomar às 00 horas, meia-noite, desta forma quando chegar ao Japão poderá manter a toma às 20 horas, pois a mudança será menor que as 12 horas.

Tomar a pílula após uma viagem de São Paulo e Nova Deli (mudança de fuso horário de 8 horas)

Neste tipo de viagem a mudança é de 8 horas, como é menor que 12 horas podem manter a toma da sua pílula na mesma hora que fazia no Brasil, ou seja se no Brasil tomava às 20 horas podem manter esse mesmo horário em Nova Déli.
Tomar a pílula nas mudanças de fuso horário (hora)

Tomar a pílula após uma viagem entre Brasília e Moscovo (mudança de fuso horário de 6 horas)

Neste tipo de viagem a mudança é de 6 horas, como é menor que 12 horas podem manter a toma da sua pílula na mesma hora que fazia no Brasil, ou seja se no Brasil tomava às 20 horas podem manter esse mesmo horário em Moscovo.

Conclusão: tomar a pílula nas mudanças de fuso horário - pode manter a toma da pílula na mesma hora, nos fusos horários do país para onde vai viajar, desde que não seja uma mudança de mais de 12 horas.