Cêgripe® - Carlos Edgar

11/01/2024

Cêgripe®

Cêgripe® é um medicamento indicado no tratamento dos estados gripais (gripe), constipações e alergias da nasofaringe.

Cêgripe®


Cêgripe® - composição


Qual a composição de cêgripe®:
  • As substâncias activas do Cêgripe são: paracetamol e maleato de clorofeniramina.
  • Os outros componente(s) são: ácido ascórbico, croscarmelose sódica, amido de milho, tartrazina (E102), corante açucar verde K 15769, amarante (E123), estearato de magnésio, Lactose mono-hidratada, povidona K30, talco.
O cêgripe® contém lactose (açúcar), contém os corantes amarante e tartrazina que podem causar reacções alérgicas e contém 12 mg de sódio por comprimido, o que pode ser prejudicial em doentes com dietas pobres em sódio.


Cêgripe® está disponível em embalagens de 10, 20 e 30 comprimidos. 

Como tomar cêgripe®


Cêgripe® deve ser tomado após as refeições, 2 a 6 comprimidos por dia até 3 dias. Não é recomendado para crianças com menos de 12 anos ou peso inferior a 30 kg.

Adultos e crianças com idade superior a 12 anos: 1 a 2 comprimidos a cada 6 ou 8 horas (3 ou 4 vezes por dia). Recomenda-se que uma das tomas seja efectuada ao deitar.

A dose máxima diária recomendada é de 8 comprimidos com um intervalo mínimo de 6 horas entre cada toma. Utilizar sempre a dose menor eficaz. 

Deverá iniciar o tratamento logo que surjam os primeiros sintomas e suspender à medida que estes forem desaparecendo.

Efeitos secundários de cêgripe®

Ocasionalmente podem surgir sedação ou sonolência.

Outros efeitos secundários incluem perturbações gastrintestinais (náuseas e vómitos), obstipação, confusão, euforia, alterações visuais, boca seca, e dificuldade em urinar. Também estão descritas erupções cutâneas, urticária, reacções alérgicas e alterações sanguíneas.

Cêgripe® e os outros medicamentos

Deve ser evitado o consumo de bebidas alcoólicas e sedativos durante o tratamento com cêgripe®. O uso de cêgripe® não está aconselhado durante a gravidez ou aleitamento.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt