Pão shape - composição e beneficios - Carlos Edgar

18/02/2024

Pão shape - composição e beneficios

O novo pão de forma, pão fatiado, da moda é o pão shape, muito aconselhado nas novas dietas pelo seu reduzido teor em hidratos de carbono.
Pão shape - composição e beneficios

Quando falo em nova dieta não me refiro só à dieta dos carbohidratos, mas a muitos planos alimentares que tem por base a diminuição dos açucares, hidratos de carbono, como medida para tornar nossa alimentação menos calórica e levar à perda de peso.

Pão shape - composição e beneficios


O pão shape tem suas características destacadas tendo como comparação o pão de trigo integral, das características que pode observar destaco as calorias, quantidade de lípidos, de hidratos de carbono e de fibras.
Pão shape - composição e beneficios

Composição nutricional do pão integral/ pão shape (por 100 gr de pão)

  • pão integral

    • calorias - 221 kcal
    • lípidos - 3 gr
    • hidratos de carbono - 43,7 gr
    • fibras - 7,4 gr

  • pão shape

    • calorias - 255 kcal
    • lípidos - 9 gr
    • hidratos de carbono - 17 gr
    • fibras - 14 gr
Como podem conferir o pão integral continua sendo menos calórico, por ter menor quantidade de lípidos (gorduras), embora tenha maior quantidade de hidratos de carbono e menos fibras.

O pão shape, por seu lado é mais calórico, apesar disso tem mais fibras e menos hidratos de carbono (perde na quantidade de lípidos ou gorduras).
Pão shape - composição e beneficios

Como não podia deixar de ser acabei também entrando nesta moda e comprei um pão shape para provar seu sabor e perceber suas diferenças para outros pães fatiados. O que encontrei foi um pão fatiado com um sabor bem comum, característico do pão fatiado integral, embora com um pouco mais de sementes, o que comprei tinha os seguintes ingredientes: água, farinha de trigo integral, farinha de trigo, glúten de trigo, farelo de trigo, farinha de malte de cevada, flocos de aveia, flocos de soja, linhaça, gordura vegetal de girassol, carbonato de cálcio, sementes de girassol, sementes de sêsamo, levedura, sal, espessante, emulsionante, conservantes, enzimas e agentes de tratamento da farinha.

Nota: pode conter leite e produtos derivados de leite e vestígios frutos de casca rija.

Ok, também me assustou um pouco, confesso, como não tenho necessidade de fazer um regime radical com ausência de hidratos de carbono, vou continuar optando pelo pão integral, não se esqueça dos meus conselhos, deve fazer regimes acompanhados pelo seu nutricionista e ter maior actividade física.
Pão shape - composição e beneficios

Não se esqueça de partilhar este post... 😊