A menstruação não desceu, devo começar a nova cartela ou esperar? - Carlos Edgar

31/01/2024

A menstruação não desceu, devo começar a nova cartela ou esperar?

Tem usado seu anticoncecional como o médico indicou, seguindo o esquema recomendado, toma um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, segue a ordem inscrita no verso da cartela... faz a pausa certinha, e após a pausa retoma uma nova cartela?

Ok, desta forma vai estar protegida da gravidez indesejada, desde que não tenha atrasos, esquecimentos, vômitos, diarreias ou use medicamentos que interfiram a eficácia do anticoncecional é gigante.

Apesar da posologia e proteção ser igual para todas as mulheres, a verdade é que o surgimento de efeitos adversos e outras reações variam de mulher para mulher como acontece por exemplo com padrão menstrual - menstruação.
A menstruação não desceu, devo começar a nova cartela ou esperar?

As mulheres que usam o anticoncecional esperam, que sua menstruação fique regular, certinha com a mesma cor, fluxo e número de dias, mas será que acontece sempre isso?

Infelizmente não é certo que aconteça sempre isso, cada mulher tem suas reações próprias, apesar de sabermos que na maioria das mulheres a menstruação pode passar a vir em menor quantidade, menos dias e menor fluxo, mais escura (mesmo marrom ou castanha) ou mesmo ausente (ausência da menstruação).
A menstruação não desceu, devo começar a nova cartela ou esperar?

A menstruação não desceu, devo começar a nova cartela ou esperar?

Como falei a ausência da menstruação pode ser um efeito do anticoncecional, podendo surgir associado ao tempo de uso ou aos novos anticoncecionais (mais modernos), a mulher ao usar o anticoncecional chega à sua pausa, e mesmo não menstruando deve manter o seu uso para continuar protegida...
A menstruação não desceu, devo começar a nova cartela ou esperar?

Usou a cartela certinha e sem falhas? Senão menstruar na pausa deve iniciar nova cartela... agora que já sabe o que fazer senão menstruar, não se esqueça de partilhar este post... obrigado... 😊