Papa ou mingau de maizena® (papa de amido de milho) - Carlos Edgar

30/01/2024

Papa ou mingau de maizena® (papa de amido de milho)

Se lembram de ter falado nas minhas memórias de infância, pois a papa de maizena® é mais uma dessas memórias que resolvi partilhar, deixando a receita, a composição...
Farinha maizena®

Passei grande parte da minha infância com a minha avó, lembro-me de nalgumas ocasiões não termos muitos alimentos na despensa, e a minha avó se desdobrar para me preparar uma refeição (essa resiliência ainda hoje me inspira)... nalgumas noites a refeição acabava por ser uma papa de maizena®... 😊

Farinha maizena®


A farinha maizena® é uma farinha de amido de milho muito usada na culinária para preparar cremes ou molhos (funcionando como um espessante). A farinha maizena® surgiu nos Estados Unidos em 1842 como uma das primeiras farinhas de amido de milho, apesar de hoje termos muitas ofertas no mercado, vou falar na farinha maizena® da minha infância.
Farinha maizena®

Composição nutricional da farinha maizena®


O amido de milho (farinha maizena®) é um hidrato de carbono extraído do milho, com baixo teor proteico (isento de glúten), fósforo, potássio e sódio. Composição nutricional amido de milho (por 100 gr de farinha):
  • energia - 355 kcal
  • hidratos de carbono - 86 gr
  • proteína - <0,5 gr
  • sódio - <0,01 gr
  • fibras - 1 gr 
Papa ou mingau de maizena® (papa de amido de milho)

Papa ou mingau de maizena® (papa de amido de milho)


Receita para uma pessoa


Ingredientes: 125 ml de leite, 25 g de farinha maizena®, 20 g de açúcar, casca de limão e canela em pó para polvilhar.

Como confeccionar: coloque a farinha maizena® no leite (misture bem), junte o açúcar, a casca do limão e leve ao lume mexendo sempre. Depois de engrossar retire a casca de limão, coloque numa taça e polvilhe com canela (quando estiver frio). 
Papa ou mingau de maizena® (papa de amido de milho)