Sarampo - Vacinar ou Recusar? - Carlos Edgar

30/01/2024

Sarampo - Vacinar ou Recusar?

Aqui o blog já publiquei alguns posts sobre vacinas, anti-vacinas ou sarampo... sim porque é das vacinas que mais controvérsia tem... sabia que o sarampo ainda mata pessoas?


Pois é verdade, no post -Vacinas - autismo, a vacina MMR (sarampo) e outros riscos - ficou notório que nem sempre os argumentos dos grupos anti-vacinas são reais ou apoiados em pesquisas cientificas. Todos os dias vacino algumas dezenas de crianças e uma coisa eu vejo, em Portugal que tem uma cobertura vacinal elevada as epidemias de sarampo desapareceram e ocorrem poucas mortes causadas pelo sarampo, que normalmente afetam crianças que os pais recusaram a vacinação. Este blog e o seu autor é a favor da vacinação universal...

Sarampo - Vacinar ou Recusar?


Mesmo sendo pró-vacinas podemos falar nas vantagens e desvantagens e perceber se as vantagens superam as desvantagens... sim no mundo em 2021 houve 9 milhões de casos de sarampo, que se traduz em 120 mil mortes nesse ano, especialmente em países em desenvolvimento (Fonte OMS).

A realidade europeia tem sido diferente, depois das grandes epidemias nas décadas de 70 e 80, iniciaram-se grandes campanhas de vacinação o que levou à extinção do sarampo... ou pelo menos julgávamos nós...

Os riscos associados à anulação do número de casos de um determinada doença é o descurar as medidas de prevenção, pois já não existe... :) foi o que aconteceu nalguns países, com o crescimento dos grupos anti-vacinas e com a diminuição das taxas de vacinação hoje temos assistido ao ressurgir do número de casos, em parte justificado pela chegada de população de outros países, onde há muitos casos de sarampo.


A vacinação universal é a forma de prevenção mais eficaz, especialmente durante a infância. Mas nos adultos pode se fazer?

Vacina do sarampo


Em muito países a vacina do sarampo é conjugada com a de outras doenças, papeira ou caxumba e rubéola (pode ser também a varicela), chamada de VASPR ou Tríplice. O esquema na infância pode variar, por exemplo no Brasil é realizada aos 12 e 15 meses (2 vacinas) e em Portugal ao 1 e 5 anos de idade (2 vacinas). E nos adultos?

Nota: em casos de surtos epidémicos pode ser aconselhada vacinação antes dos 12 meses, mas nessas situações a criança tem sempre que efetuar o esquema recomendado (12 e 15 meses ou 1 e 5 anos).

Vacina de sarampo nos adultos

O esquema da vacina nos adultos resume-se a 1 vacina ou 2 vacinas para os profissionais de saúde. De realçar que o adulto que tenha tido sarampo é considerado vacinado e a vacina é contra-indicada para a mulher grávida ou que pretenda engravidar nas 4 semanas seguintes à administração da vacina.

É preciso fazer reforço da vacina?

Não, o esquema vacinal garante a completa protecção contra o sarampo para o resto da nossa vida.

A vacina é segura?


A vacina do sarampo tem sofrido muitos ataques, mas afinal qual é a sua composição? Na bula da vacina tem esta descrição:
Excepientes: sorbitol, fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, bicarbonato de sódio, sacarose, vermelho de fenol, gelatina hidrolisada, albumina humana (recombinante), soro fetal bovino (< 1ppm), fosfato de potássio monobásico, fosfato de potássio dibásico, levoglutamato de sódio monoidratado, outros ingredientes de meios de cultura e neomicina (aproximadamente 25 mcg).

 


A verdade é que a vacina é composta por vírus do sarampo vivo atenuado, fosfato de alumínio e estabilizadores lipídicos.

A vacina contém vírus vivos atenuados e o componente contra sarampo é a cepa Edmonston-Enders do vírus, que é derivada do patógeno isolado em 1954. Essa cepa foi adaptada para uso em vacinas e estudos demonstraram que é altamente eficaz na prevenção da infeção.

A composição antigênica da vacina contra o sarampo permaneceu estável e eficaz desde sua criação, na década de 1960, conferindo proteção contra os 24 genótipos circulantes do vírus desde então.

Como pode conferir o uso da vacina tem décadas e veio contribuir para o aumento da esperança de vida nos países desenvolvidos... até porque são as crianças as mais afetadas...


E se recusar a vacina do sarampo?


A recusa da vacina do sarampo ou de qualquer vacina é um direito que assiste aos pais, mas a verdade é que é nesta população, não vacinada, que o sarampo circula e confere risco de morte.

Perante os riscos, não recuse a vacina do sarampo... no blog ponde encontrar mais posts sobre sarampo: