Umbigo do bebé - granuloma umbilical (tecido de granulação) - Carlos Edgar

01/02/2024

Umbigo do bebé - granuloma umbilical (tecido de granulação)

Sim, o umbigo do bebé resulta da mumificação do cordão umbilical e pode revelar algumas complicações. Mas antes de falar nas complicações respondo a algumas questões sobre o cordão umbilical...

Perguntas frequentes sobre o coto umbilical


O que é o cordão umbilical?


O cordão umbilical é um cordão que liga o organismo da mãe ao do bebé.

Para que serve o cordão umbilical?


O cordão umbilical é constituído por duas artérias e uma veia e serve para transportar a alimentação, o oxigénio e os resíduos do bebé para a mãe. O cordão umbilical pode ter até 60 cm variando consoante o organismo.

O que acontece ao cordão umbilical durante o parto?


Durante o parto o cordão é clampado, apertado, em dois pontos diferentes e cortado entre estes dois pontos para evitar hemorragias.

As células do cordão umbilical são importantes?


Sim são muitos importantes, as células estaminais são células indiferenciadas que podem subdividir-se ou renovar-se indefinidamente em diferentes células. As células estaminais estão presentes no cordão umbilical e podem ser utilizadas na cura de inúmeras doenças como leucemias, tumores, doenças metabólicas, linfomas, entre outras.

Quero guardar o cordão umbilical é possível?


Sim é possível, deve contactar um laboratório credenciado, no primeiro trimestre de gravidez, para seguir o protocolo e adquirir o kit.

Como devo fazer para guardar as células do cordão?


Os pais interessados deverão contactar uma empresa que preste este serviço, pelo menos 15 dias antes do parto, para adquirir o kit de colheita e iniciar o processo (sendo necessário fazer análises sanguíneas - citomegalovírus (IgM e IgG), sífilis (VDRL), hepatite B (HBs Ag), hepatite C (HCV Ac) e HIV I/ II.

Como é feita a recolha das células do cordão?


A colheita destas células é um processo indolor, que ocorre durante o parto, sendo acondicionadas através da criopreservação (congelação com nitrogénio líquido), durante 20 anos, no laboratório selecionado. Estas células são úteis para o recém-nascido, mas também para familiares diretos que necessitem.

Como devemos cuidar do coto umbilical?


O coto umbilical são os restos do cordão umbilical que acabam por mumificar e cair naturalmente. Como cuidar do coto: comece por lavar as mãos com água e sabão, limpe o coto umbilical e a pele em redor (use água tépida e sabão), pelo menos uma vez por dia ou sempre que se suje com fezes ou urina, seque o coto umbilical e a pele em redor com gaze esterilizada seca, mantenha o coto ao ar sem o cobrir com a fralda.

Quanto demora o coto umbilical a cicatrizar?


O coto umbilical cai entre o 5º e o 10º dia.

Como sei se o coto umbilical está bem cicatrizado?


Após a queda o futuro umbigo não deve apresentar vermelhidão, mau cheiro (cheiro fétido), corrimento ou sangramento. Se o umbigo não apresentar estes sinais está bem cicatrizado.

Devo usar uma faixa para compor o umbigo do meu bebé?


Não é necessário, o umbigo acaba por involuir e ficar com uma aparência normal.

  • Como de cuidar do coto umbilical do seu bebé?
  • Lavar bem as mãos com água e sabão;
  • Limpe o coto umbilical e a pele em redor (use água tépida e sabão), pelo menos uma vez por dia ou sempre que se suje com fezes ou urina;
  • Seque o coto umbilical e a pele em redor com gaze esterilizada seca;
  • Mantenha o coto ao ar, por fora da fralda, ou então coberto com roupa limpa;
  • Coloque a fralda debaixo do umbigo;
  • Após a queda do coto (5º ao 10º dia), mantenha os cuidados.

Antes de prestar cuidados ao cordão umbilical lave as mãos com água e sabão, lave o cordão e a zona envolvente com água e sabão sempre que estiver sujo com fezes (pelo menos uma vez por dia se não tiver sujo de fezes), seque o cordão e a zona envolvente com uma gaze esterilizada, coloque a fralda abaixo do umbigo, após a queda do coto umbilical mantenha os cuidados. Sinais que o devem preocupar: zona do umbigo vermelha, com mau cheiro (cheiro fétido), corrimento ou sangramento.

Sinais de alerta: presença de rubor em redor do umbigo (pele vermelha), mau cheiro, corrimento ou sangramento, presença de granuloma.

Umbigo do bebé - granuloma umbilical (tecido de granulação)


Sim após a queda do cordão umbilical o umbigo pode não estar cicatrizado e apresentar um aspeto de "carne viva", tecido de granulação ou granuloma. Este tecido sangra facilmente e pode até crescer... o que os pais devem fazer?


Primeiramente deve falar com seu médico ou enfermeiro, para avaliarem... os tratamentos mais recomendados são o lápis de nitrato de prata, a álcool e soluções de sódio... qual devemos escolher?

Pela minha experiência as soluções com sódio, sal, são as mais efizaces e inócuas, pois não ferem a pele circundante e são mais eficazes.

Em relação às outras opções deve alertar que o lápis de nitrato de prata deve ser aplicado por profissional com experiência pois pode facilmente ferir os tecidos à volta e queimar a pele do bebé. O uso de álcool pode não resultar.

Nalguns casos pode estar recomendada a cirurgia para reparar esta alteração.