Os riscos dos suplementos alimentares de cafeína - Carlos Edgar

05/01/2024

Os riscos dos suplementos alimentares de cafeína

Como tinha falado no post - Choco lite... - os últimos alertas que chegaram dos EUA, sobre os suplementos com cafeína pura ou altamente concentrada devem-nos preocupar e vêem reforçar os cuidados que temos que ter com os suplementos alimentares...

FDA, Agência de Alimentos e Medicamentos nos EUA, deu um passo importante na proteção dos consumidores ao decretar ilegal a venda a granel, em grandes quantidades, de produtos contendo cafeína pura ou ultra concentrada por estar associada a duas mortes de indivíduos saudáveis.

A cafeína altamente concentrada e pura tem feito parte da composição de muitos suplementos alimentares para emagrecer, devido à sua acção estimulante.
Os riscos dos suplementos alimentares de cafeína

Só a título de exemplo posso revelar que meia chávena ou xícara de cafeína líquida altamente concentrada pode conter aproximadamente 2.000 mg de cafeína e apenas uma colher de chá de um produto puro de cafeína em pó pode conter aproximadamente 3.200 mg de cafeína.

Esta quantidade de cafeína equivale a cerca de 20 a 28 chávenas ou xícaras de café, uma dose potencialmente tóxica de cafeína. A dose segura recomendada de produtos de cafeína altamente concentrados ou puros é 200 mg de cafeína (uma lata de refrigerante com cafeína tem em média 35 mg de cafeína).

Nas farmácias podemos encontrar alguns medicamentos com cafeína em sua composição, por exemplo os antigripais, que têm na composição cafeína para servir como estimulante, já falamos na sua utilidade noutros pots.

Espero ter ajudado com mais esta notícia... se proteja e não acredite em suplementos milagrosos... 😊

Pode conferir este alerta no seguinte post: