Usar dois implanon nxt® - Carlos Edgar

04/02/2024

Usar dois implanon nxt®

Recentemente recebi mais um testemunho de uma mulher que tinha dois implanon nxt®, também é o seu caso? Não pode deixar de ler este post...

À cerca de 15 anos atrás o implanon nxt® surgir como um contraceptivo revolucionário com uma enorme máquina de divulgação, muitas formações e ensaios. O primeiro implanon nxt® tinha um dispositivo de aplicação diferente, de maior dificuldade de colocação e menos fiável que não se consiga confirmar que o implanon nxt® tinha sido bem colocado.
Usar dois implanon nxt®

Neste caminho que percorremos os novos implanon nxt® passaram a ser radiopacos, detetados por raio X, e passaram a ter outro dispositivo de aplicação, mais prático, que veio facilitar a colocação na pele, garantindo uma aplicação mais superficial e com menores riscos de falhas...
Usar dois implanon nxt®

Neste caminho muitas mulheres acabaram por ter experiências muito negativas, pela técnica pouco apurada de alguns profissionais, com introduções mais profundas, sem assepsia ou simplesmente por não se ter colocado o implanon nxt® (com o anterior dispositivo de aplicação havia casos do implanon nxt® ter ficado no seu interior).

Resultado estes e outros motivos levaram muitas mulheres a desistir, a engravidar, a rejeitar ou mesmo a usar dois implanon nxt®... dois implanon nxt® Carlos Edgar?

Usar dois implanon nxt®


Sim dois, um em cada braço... o uso de dois implanon nxt® foi justificado pelo IMC (Índice Massa Corporal), pela obesidade, havendo defensores que para uma mulher obesa estar protegida deveria usar dois implanon nxt®... hoje sabemos que não é necessário usar dois implanon nxt® para estar protegida da gravidez.

Outro motivo habitual era não encontrar o implanon nxt® para remover e na dúvida era colocado um segundo implanon nxt® para a mulher continuar protegida, pois a validade do primeira já tinha sido ultrapassada...
Usar dois implanon nxt®

Pois também neste caso a colocação de um segundo é uma precipitação... com os implanon nxt® antigos era mais difícil confirmar a sua localização, por não serem radiopacos, embora a eco ou ultrassom seja sempre um auxiliar muito importante para identificar o local e a profundidade.

Mas nesta situação, antes de colocar outro, o indicado é fazer um doseamento do etonogestrel para confirmar que o implanon nxt® foi colocado e perceber se ainda tem acção contraceptiva, basta um presença sérica, no sangue, 90 ou mais para proteger.

Depois de confirmado é que se pode programar a remoção ou adiamento para lá do prazo, pois os últimos estudos revelaram que o implante tem uma acção contraceptiva maior que os 3 anos.
Usar dois implanon nxt®

Espero ter ajudado, obrigado por continuar lendo os posts... 😊