O que é glúten? Alimentos sem glúten... - Carlos Edgar

05/02/2024

O que é glúten? Alimentos sem glúten...

Muito se tem falado no glúten associando a riscos para nossa saúde e dando um papel importante em planos alimentares e dietas...
O que é glúten?

O que é glúten?


A verdade é que o glúten é uma proteína que ingerimos à milénios, estando presente no trigo, centeio e cevada. Apesar desta fama, a verdade é que estes alimentos fazem falta à nossa dieta e portanto a sua restrição total pode trazer alguns riscos para nossa saúde (brevemente vou publicar um post sobre as dietas sem glúten).
Sem glúten - glúten free

Nos dias de hoje a presença deste tipo de cereais é gigante, muito produtos transformados acabam por ter presença ou vestígios de glúten, o que para o comum dos seres humanos não traria problemas, mas às pessoas com intolerância ao glúten é trágico - as pessoas celíacas, com doença celíaca, têm grande intolerância ao glúten, o seu intestino reage à presença desta proteína levando à sua inflamação e menor absorção de alguns nutrientes.
O que é glúten?

Os sintomas da intolerância ao glúten podem ser diarreia ou fezes moles, prisão de ventre, desconforto abdominal, barriga inchada, vómitos, falta de apetite e perda de peso.

Para evitar as complicações, as pessoas intolerantes basta retirarem os alimentos com glúten de sua dieta. Os alimentos da nossa dieta sem glúten são a fruta, vegetais, legumes, carne, peixe, arroz, milho, amido de milho, quinoa, mandioca, tapioca, fécula de batata, amêndoa, milho, feijão, ervilha, soja, inhame, sal, chocolate em pó, cacau, gelatina, manteigas, óleo, azeite e açúcar.
Alimentos sem glúten lista

Podemos encontrar o glúten nos cereais (trigo, centeio e cevada) trata-se de uma proteína que ganhou grande importância com o crescente numero de pessoas que são intolerantes a esta proteína. A intolerância ao glúten é proporia de doentes celíacos que não conseguem digeri-la levando a que o seu intestino fique inflamado, comprometendo a absorção de alguns nutrientes.

Tem duvidas sobre a intolerância ao glúten? Pensa que é intolerante?


Os sintomas da intolerância ao glúten, sintomas da doença celíaca, podem ser diarreia ou fezes moles, prisão de ventre, desconforto abdominal, barriga inchada, vómitos, falta de apetite e perda de peso.

Claro que estes sintomas podem ter outras causas, mas já fica a saber os sintomas que podem estar associados à intolerância ao glúten.

Em situações de intolerância ao glúten ou de doença celíaca o principal tratamento é fazer uma dieta sem glúten, por isso é importante saber que alimentos não têm glúten.

Lista de alimentos sem glúten


Apesar de conseguir encontrar, no supermercado, uma enorme lista de produtos sem glúten, vou falar somente nos alimentos não processados e naturais. Se lembre que os alimentos não processados têm maior qualidade nutricional importante para sua saúde.

Os alimentos sem glúten são fruta, vegetais, legumes, carne, peixe, arroz, milho, amido de milho, quinoa, mandioca, tapioca, fécula de batata, amêndoa, milho, feijão, ervilha, soja, inhame, sal, chocolate em pó, cacau, gelatina, manteigas, óleo, azeite e açúcar.

Agora que já sabe da importância do glúten da nossa dieta, uma proteína presença nos cereais e produtos derivados, pode conferir alguns posts relacionados e não se esqueça de partilhar este post... 😊

Massa sem glúten