O ice tea faz mal? Engorda? Dicas para fazer o seu ice tea caseiro... - Carlos Edgar

05/02/2024

O ice tea faz mal? Engorda? Dicas para fazer o seu ice tea caseiro...

Depois de falarmos na Diet Soda e os riscos dos sumos para nossa saúde, chegou a vez de falarmos nalgumas bebidas com açúcar adicionado, como o ice tea.

O ice tea surge como uma optima solução para refrescar os nossos dias, tratando-se de chá gelado, como tem grande quantidade de água, vai nos ajudar a hidratar e aliviar os efeitos do calor.
O ice tea faz mal? Engorda? Dicas para fazer o seu ice tea caseiro...

Para iniciar vamos falar na nova tendência das marcas, como estamos todos travando uma luta contra o açúcar e os seus efeitos em nossa saúde, as marcas acabaram por iniciar uma substituição progressiva dos açucares por edulcorantes e adoçantes naturais (como stevia).

A verdade é que os últimos estudos revelam que a longo prazo os edulcorantes têm efeitos semelhantes aos dos açucares no nosso peso, causando aumento... vou publicar um post nos próximos dias sobre este assunto...

Antes de confirmar se aumenta o nosso peso ou faz mal, vou fazer uma comparação entre dois tipos de ice tea, de manga, um de marca barata (marca de um supermercado ou branca) e um de marca. Sobre seus ingredientes e quantidade de açúcar...

Ingredientes ice de marca barata - água, açúcar, sumo de manga à base de concentrado, acidificante, extracto de chá preto, regulador de acidez, aroma e edulcorante.

Ingredientes ice tea de marca - chá (água, extrato de chá preto), açúcares (açúcar, frutose) reguladores de acidez (ácido cítrico, citrato de sódio), sumo de manga à base de concentrado, aromas, antioxidante (ácido ascórbico) e edulcorante (glicosídeos de esteviol).
Stevia adoçante

O ice tea faz mal? Engorda?


Realmente pela quantidade de açúcar este tipo de bebidas deve se evitar especialmente nas crianças e jovens, pois aumentam o risco de doenças como obesidade - sim engordam - diabetes, entre outras... depois de conferir nos rótulos de ambos os produtos a conclusão é esta:

Quantidade de hidratos de carbono (açucares por pacote 1 litro)
  • Ice tea barato - 60 gramas
  • Ice tea de marca - 46 gramas (enriquecido com adoçantes naturais)

Dicas para fazer o seu ice tea caseiro


Estas quantidades de açúcar são enormes, mas podemos sempre fazer o nosso próprio ice tea em casa, acabei encontrando este video fantástico no canal do youtube do chef Jamie Oliver: